Leite Fraco

                              
Acho que todos nós já escutamos que alguém não amamentou o seu bebe porque tinha o leite fraco. Fico pensando, essa máquina tão perfeita que é o corpo humano, que é capaz de gerar um bebe, lindo e perfeito, porque tantas mães após terem os seus filhos não podem alimentá-los?
Para a maioria é simples, o leite é fraco, e logo é substituído por uma mamadeira, isso aconteceu comigo também, quer dizer, com a minha mãe, que quase não me amamentou. Eu perguntei para ela porque ela não tinha leite? E a resposta eu já esperava, ela não conseguia se alimentar direito, e esse é o caso de 90% de todas as mulheres que dizem ter o leite fraco, claro acompanhado da falta de vontade de amamentar.
     No caso da minha mãe, existiram fatores que são muito importante para que todas as mães saibam, a mulher depois que tem filho, ela não precisa fazer nenhuma dieta alimentícia, isso mesmo, pode comer normal, ela pode comer tudo aquilo que ela já comia quando estava grávida, porque o seu bebe já se alimentava quando estava dentro da sua barriga, e ele já esta acostumado com os alimentos que você comia. Então o problema que realmente existe com o leite fraco, é que a mulher pensando que precisa comer coisas muito leve, não comer os nutrientes necessários para alimentar ela e seu filho.
     Outra coisa muito importante na amamentação, é que você não precisa, a principio, amamentar o seu filho nos dois seios, cada vez que você for alimenta-lo, amamente apenas em um seio, porque o que vai fazer ele se sentir satisfeito é uma gordura, que apenas terá acesso no fim de cada mamada, então, se você trocar de seio você não vai deixar que ele tenha acesso a esta gordurinha, o bebe mesmo mamando muito vai chorar insatisfeito. Falando dessa gordurinha, que é muito importante para a alimentação do bebe, é com ela que o bebe vai ganhar peso, e adquirir mais resistência com o passar dos dias e das mamadas, então, para aquelas mamães que tem uma dieta com pouca ou nenhuma gordura (eu não estou falando de fritura) ela pode comer de vez em quando um chocolate meio-amargo, ou um abacate que são ricos em gordura e são muito gostosos.
     Ao amamentar, relaxe, respire fundo, é muito importante você estar muito tranquila, a amamentação demora, você tem que se dar o direito de amamentar, não tem nada mais importante que isso, pense que seu bebe vai crescer rapidamente e logo esse momento da amamentação ficará apenas na lembrança, então aproveite, desfrute, com tranquilidade e tome muita água, que amamentar dá muita cede.
Bem, acho que é isso, não se preocupe que seu leite não é fraco, mesmo que o bebe não queira pegar o peito, insista, ele acabou de nascer, ele ainda tem que aprender como é que se mama, e o colostro (liquido que sai nos primeiros 3 dias após o nascimento) é uma substancia poderosa que vai fazer que o seu bebe não fique doente, vai dar resistência á ele más provavelmente ele vai perder peso neste tempo, depois ele volta a ganhar com a mamadas da super mãe.



3 comentários:

  1. Oi... Parabéns pelo posto, muito esclarecedor, mas quero fazer uma ressalva em uma das dicas: a da bolsa de água quente. O calor, tanto das compressas quanto dos banhos, estimula a produção de leite. Se for necessário usar a compressa, é importante tomar um banho frio depois - temperatura ambiente - para o seio não encher mais ainda. Também é preciso lembrar que a produção de leite pode demorar um pouco para se ajustar à demanda do bebê. Dói, mas vai passar... Tirar o leite vai estimular ainda mais a produção...Se for possível, é melhor apenas dar mama e aguardar que o corpo se adeque ao baby... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Francis, sua ressalva é muito importante para nossa orientação, vou edita-la. Obrigada, estamos sempre á disposição.

      Excluir
  2. EM CASO DE EXCESSO DE LEITE MATERNO PODE DOAR NO BANCO DE LEITE DO HOSPITAL DA SUA CIDADE AJUDA A NÃO EMPEDRAR O SEIO E AJUDA AS CRIANÇAS QUE NÃO TIVERAM MAMÃES PARA AMAMENTÁ-LOS.

    ResponderExcluir